Em CR0N1C4M3NT3 0NL1N3, trouxe do Rio de Janeiro o artista Gpeto e o uni a ANNA ANNA (SP) para uma exposição que rolou na 25M Sala de Projetos, espaço expositivo independente localizado no centro de SP e administrado pelo artista Bruno Ferreira.
Abaixo, o pequeno texto/release que montei para a exposição, bem como algumas fotos da montagem e abertura, e o pôster que criei para divulgação, inspirado no layout do finado Orkut.
CR0N1C4M3NT3 0NL1N3
não é mais possível sair da internet.
se um dia já fomos capaz de nos despedir, citando caros pulsos telefônicos como desculpa e dizendo “vou sair do PC, flw!” para voltarmos à nossa puramente encarnada vida offline, hoje a própria distinção online/offline (ou digital/real) colapsou inteiramente sob o peso do alastramento de celulares, redes sociais, algoritmos de IA e, cronicamente online, nos encontramos absolutamente incapazes de cogitar uma existência desconectada das nuvens que nos alimentam a alma e sua ansiedade latente, que compulsivamente nos leva a engolir e digerir, sem mal mastigar, cada vez mais “conteúdo”. antes uma representação limitada de nossa identidade, os perfis que curamos e construimos passaram a ser a imagem principal que os outros (e nós mesmos) formam do que somos.
refletindo sobre a condição pós-internet, a exposição cronicamente online apresenta as pinturas de gpeto (RJ), cuja pesquisa dialoga com a fugacidade das interfaces digitais e usa a recursividade da geração de imagens por redes neurais como combustível para suas referências, além das esculturas de ANNA ANNA (SP), que utilizando sua própria figura como matéria-prima e distorcendo-a digitalmente, a transmuta em formas alienígenas, simultaneamente orgânicas e artificiais – como cada um de nós.
- o que eu fiz? produção, incluindo material de divulgação, e curadoria: seleção de artistas e obras, expografia e texto curatorial